FLOR DO GÁS OU FLOR DO DOURO - QUE É ISTO?

Para a maioria dos portuenses quando se fala de "FLOR DO GÁS" ou de "FLOR DO DOURO" não pensam que se está a falar de lanchas fluviais. Com efeito, estas são as designações das duas lanchas concessionadas por Maria de Lurdes Silva que, diariamente, fazem a travessia do rio Douro entre os Cais de Lordelo (Porto) e o da Afurada (Vila Nova de Gaia).
Antigamente estas embarcações eram utilizadas por pescadores e peixeiras, contudo hoje em dia, os maiores utilizadores são os turistas. Cada viagem custa um euro por pessoa. Na atualidade são quatro os tripulantes destas lanchas que trabalham em dois turnos, começando o primeiro às 6h00. Muito embora seja um meio de transporte cómodo, o aumento das tarifas de cinquenta e cinco cêntimos para um euro afugentou alguns passageiros, sendo que em dias de inverno as viagens são feitas somente com a tripulação. Não se tratam de embarcações novas, em toda a aceção do vocábulo, pois estas começaram a atividade no ano de 1961, embora estejam sujeitas a verificações e inspeções muito apertadas, que originam paragens forçadas em caso de não conformidade.
Dentro da sua capacidade, ambas podem ser alugadas para passeios no rio Douro por grupos de pessoas que pretendam usufruir das paisagens ribeirinhas de uma forma diferente e algo bucólica.

Faça sol ou chuva, a embarcação cumpre a sua função

Após a última beneficiação a lancha ficou com este aspeto.
  

Comentários

Mensagens populares