HOSPITAL DO TERÇO
O HOSPITAL DO TERÇO como popularmente é conhecido, refere-se em concreto ao "Hospital da Ordem do Terço". É uma instituição privada de saúde que pertence à Venerável Irmandade de Nossa Senhora do Terço e Caridade, situando-se na Rua Cimo de Vila, junto da Praça da Batalha, na cidade do Porto.
A história diz-nos que terá sido o Padre Geraldo Pereira, com a aquisição de uns quintais e casebres na zona de Cimo de Vila, em 21 de novembro de 1754, exclusivamente com o produto das esmolas deixadas no oratório da Nossa Senhora do Terço, que deu origem ao edifício hospitalar. Com efeito, aquele prelado mandou edificar uma igreja dedicada à Nossa Senhora e uns anexos destinados`a ações de beneficência. Posteriormente, no ano de 1781, dois irmãos mesários pagaram as obras de ampliação, tornando o edifício num hospital de excelência, no qual foi, inclusivamente efetuada a primeira cesariana e onde foi operado o médico António Bernardino de Almeida a um aneurisma humural, feito bastante elogiado à época. As atuais instalações datam do ano de 1816 e resultam de reconstruções, ampliações e beneficiações.
A proprietária do edifício outorgou no ano de 2013 um contrato de parceria com uma entidade ligada à área de saúde que é a gestora na atualidade. O edifício integra uma capela que se encontra classificada como "Património Nacional".
(Adaptado de brochura municipal sobre património histórico edificado na cidade portuense)
Vista parcial da frontaria do hospital. |
A merecida homenagem aos dois irmãos mesários e benfeitores. |
Outra perspetiva da fachada principal do edifício hospitalar |
Comentários