CARRUAGENS "SCHINDLER"
Estes veículos circulantes ferroviários são de dois tipos distintos; um somente para passageiros e outro com um pequeno espaço de furgão para transporte de volumes e bicicletas.
Devem a sua designação ao fabricante, tendo sido construídas no decorrer dos anos de 1949 e 1950. Podem ser tracionadas a uma velocidade máxima de cento e vinte quilómetros/hora, sendo a sua lotação de noventa e dois ou setenta e dois lugares, consoante os dois tipos. Numa das extremidades estavam equipadas com instalações sanitárias e originalmente existiam de primeira e segunda classes no mesmo veículo ou exclusivamente de uma ou de outra categoria.
Ao fim de algum tempo encostadas sem fim à vista e previamente destinadas a sucata, algumas unidades foram reabilitadas nas oficinas de Contumil, no Porto ou de Gueifões, em Matosinhos, circulando atualmente nas linhas do Douro e do Minho, integrando composições históricas, nomeadamente o comboio "miradouro". Não estão equipadas com o modernismo do ar condicionado, no entanto pode-se perfeitamente viajar com as suas amplas janelas abertas.
Dois exemplares completamente reconstruídos que fazem recordar os
tempos áureos da nossa ferrovia.
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Integradas na composição especial denominada por
"miradouro".
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Vista parcial do interior bem espaçoso e com boa luminosidade natural.
Os assentos estão dispostos frente a frente e são duplos.
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