CARRUAGENS "SCHINDLER"

Estes veículos circulantes ferroviários são de dois tipos distintos; um somente para passageiros e outro com um pequeno espaço de furgão para transporte de volumes e bicicletas.
Devem a sua designação ao fabricante, tendo sido construídas no decorrer dos anos de 1949 e 1950. Podem ser tracionadas a uma velocidade máxima de cento e vinte quilómetros/hora, sendo a sua lotação de noventa e dois ou setenta e dois lugares, consoante os dois tipos. Numa das extremidades estavam equipadas com instalações sanitárias e originalmente existiam de primeira e segunda classes no mesmo veículo ou exclusivamente de uma ou de outra categoria.
Ao fim de algum tempo encostadas sem fim à vista e previamente destinadas a sucata, algumas unidades foram reabilitadas nas oficinas de Contumil, no Porto ou de Gueifões, em Matosinhos, circulando atualmente nas linhas do Douro e do Minho, integrando composições históricas, nomeadamente o comboio "miradouro". Não estão equipadas com o modernismo do ar condicionado, no entanto pode-se perfeitamente viajar com as suas amplas janelas abertas.
Dois exemplares completamente reconstruídos que fazem recordar os
tempos áureos da nossa ferrovia.

Integradas na composição especial denominada por
"miradouro".

Vista parcial do interior bem espaçoso e com boa luminosidade natural.
Os assentos estão dispostos frente a frente e são duplos.

Comentários

Mensagens populares