ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GODIM

GODIM é uma extinta por aglutinação no ano de 2013, freguesia que integra(va) o concelho de Peso da Régua e que tinha a área total de 4,18 quilómetros quadrados ocupada em permanência por sensivelmente quatro mil seiscentos e sessenta habitantes de ambos os sexos, o que nos conduzia à densidade algo elevada de cerca de mil cento e dezasseis habitantes/quilómetro quadrado. Havia adotado como orago o São José. Daqui é natural e aqui habitava Dona Antónia Adelaide Ferreira, a conhecida "Ferreirinha" dos vinhos durienses, mas que teimam em chamar de "vinho do Porto".
A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE GODIM" é uma infraestrutura da linha do Douro na qual se localiza ao ponto quilométrico(PK. 101,815) e que tem acesso pela Rua dos Quatro Caminhos. Inicialmente, a sua categoria era de apeadeiro e designado por "Quatro Caminhos". Atualmente é um terminal de mercadorias, fundamentalmente cimento, sendo apenas servida pelas composições de tipologia "regional". Encontra-se dotada de posto público telefónico e acesso a pessoas de mobilidade reduzida ou em cadeiras de rodas.
Possui três vias de circulação com a extensão de duzentos e sessenta nove (269) metros, com plataformas a terem o comprimento de duzentos e cinquenta quatro (254) e cento e cinquenta (150) metros e a altura de trint
Vagões fechados para transporte a granel, nomeadamente as
"taleigas" de cimento

Vagões para transporte de cimento em pó
a (30) e quarenta (40) centímetros. Entrou ao serviço comercial em 15 de julho de 1879.

Comentários

Mensagens populares