PALÁCIO DAS CARDOSAS

Trata-se de um palácio construído no século XIX (dezanove) que já foi o Convento dos Loios ou de Santo Eloi e que em nossos dias alberga um hotel, localizando-se na Praça da Liberdade.
O edifício está classificado como "Conjunto de Interesse Público"e incluído no gaveto das Praças da Liberdade e de Almeida Garrett, com o Largo dos Lóios.. 
As muralhas Fernandinas que envolviam a cidade foram demolidas no ano de 1794, altura em que os frades Lóios pediram autorização para alterarem para a então Praça das Hortas (a praça da Liberdade da atualidade) a frontaria do seu convento que estava voltada para o Largo dos Lóios (ainda se mantem a denominação). A necessária licença até foi concedida em pouco tempo, contudo as obras prolongaram-se, acabando o edifício por ser alienado em hasta pública, após a extinção das ordens religiosas em 1834.
Pelo montante de oitenta contos de réis (!!!!) o negociante portuense Manuel Cardoso dos Santos adquiriu-o com a condição de o concluir segundo o traço inicial, o que começou por ser feito. Com a morte deste proprietário, o edifício integrou os bens da herança para a viúva e filhas, daí ter advindo a designação de "Palácio das Cardosas".
No dia 07 de julho de 2011 foi inaugurado o "Hotel Intercontinental", mantendo-se o edifício com a mesma finalidade nos nossos dias.
Anda assim, a designação do edifício não foi sempre a mesma, tendo desde a sua construção até hoje, tido as seguintes:
* Convento dos Lóios;
* Convento de Santo Eloy;
* Convento Novo de Santa Maria da Consolação;
* Convento de Nossa Senhora da Consolação do Porto e,
* Palácio (ou  Edifício das Cardosas).
A frontaria daquele que já foi o Convento dos Lóios.

A fachada tal como se nos apresenta na atualidade.

Comentários

Mensagens populares