ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BEMPOSTA-SÃO FACUNDO

A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA BEMPOSTA-SÃO FACUNDO" é uma infraestrutura da linha do Leste, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 146,328 e que tem acesso pela Rua da Estação, na freguesia de Bemposta.
Entrou ao serviço comercial em 06 de março de 1866, inaugurada pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses". É servida pelas composições de tipologia "regionais" e encontra-se dotada de sala de espera para os viajantes.
Na atualidade possui duas vias de circulação com a extensão de quatrocentos e trinta (430) metros, com as duas plataformas a possuirem o comprimento de cento e cinquenta quatro (154) e cento e vinte quatro (124) metros e a altura de trinta e cinco (35) e quarenta (40) centímetros.
BEMPOSTA é uma freguesia que integra o município de Abrantes, que tem a área total de 187,45 quilómetros quadrados, ocupada em permanência por sensivelmente mil setecentos e cinquenta habitantes, equivalendo à densidade de nove habitantes/quilómetro quadrado. A edilidade assumiu como orago a Santa Maria Madalena.
O edifício ferroviário visto pela lateral.

A fachada voltada para o canal ferroviário. Do edifício apenas
existe o esqueleto, uma vez que a infraestrutura está
desguarnecida!

O antigo cais das mercadorias, que na atualidade não tem qualquer
utilização, começando a denotar um estado de abandono em crescendo.

Comentários

Mensagens populares