ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PORTALEGRE

A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PORTALEGRE é uma infraestrutura da linha do Leste, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 216,559, distando cerca de doze quilómetros da cidade, visto que se situa na freguesia de Urra. É servida pelas composições de tipologia "regionais", estando dotada de praça de táxis, sala de espera,  bar/cafetaria e lavabos. Representava o entroncamento com  o extinto "Ramal de Portalegre". Entrou ao serviço comercial em 04 de julho de 1863, inaugurada pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses".
Na atualidade possui três vias de circulação, duas com a extensão de quatrocentos e trinta (430) e a outra com trezentos e noventa oito (398) metros. As plataformas têm o comprimento de cento e doze (112) metros e a altura de trinta e cinco centímetros.
URRA em termos de área é a maior freguesia do distrito portalegrense. Tem a área total de 129,56 quilómetros quadrados, ocupada em permanência por cerca de dois mi habitantes, equivalendo à densidade de catorze habitantes/quilómetro quadrado. Constitui-se por três lugares e assumiu como orago o São Tiago.
Apesar do seu extenso perímetro, a estação está
desguarnecida periodicamente.


A imponência do edifício ferroviário.

Neste edifício anexo funciona a cafetaria/bar de apoio.

Hoje não tem utilidade, mas ainda está servido por
linha de topo. Antigo armazem das mercadorias

O depósito de água que servia a infraestrutura.

Comentários

Mensagens populares