LOCOMOTIVA CP 001

A LOCOMOTIVA A VAPOR CP 001 foi construída na Alemanha no ano de 1882 pela empresa "Sachische Maschinenfabrik", integrando uma encomenda da então "COMPANHIA REAL DOS CAMINHOS DE FERRO PORTUGUESES". Ainda no mesmo ano foi também adquirida a unidade 002 e posteriormente, já em 1890 a encomenda aumentou com as unidades 003 e 004, todas da mesma série e conhecidas no meio ferroviário por "Ratinhas" considerando-se as suas pequenas dimensões com as outras locomotivas a vapor.
Embora pequenas em tamanho, era robustas e manobravam facilmente, pelo que foram afetas aos trabalhos de manobras nas estações e nos depósitos. Chegaram a ser usadas em trabalhos de construção nas linhas que na época se encontravam em expansão. Duas unidades foram afetas a manobras na estação de Santa Apolónia, nomeadamente na ponte-cais de transbordo com o tráfego marítimo. Mais tarde, uma foi permanentemente utilizada no depósito de Lisboa-Campolide.
Com o fim da tração a vapor em Lisboa, foi enviada para o depósito do Entroncamento, onde ficou até 1968, ano da sua transferência para Abrantes. Tendo sido elevada à condição de "veículo histórico" ficou preservada na secção museológica em Estremoz, até ser definitivamente integrada no polo do Entroncamento, onde pode ser visitada na "Rotunda das Locomotivas".
O exemplar conforme se encontra, visitável na Rotunda das  Locomotivas
no polo do Entroncamento do Museu Nacional Ferroviário.

A placa do fabricante com o ano e o número, colocada lateral do veículo.

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