LOCOMOTIVA A VAPOR CP 832

LOCOMOTIVA A VAPOR CP 832 integra uma série de seis unidades que tiveram a numeração originária de 1801/1806 e foram afetas à rede Sul e Sueste, mantendo esta numeração até ao ano de 1952. Tratou-se de uma encomenda da então "CAMINHOS DE FERRO DO ESTADO" a Espanha, fundamentalmente destinadas a composições pesadas de passageiros e ou mercadorias. Foram fabricadas por quatro empresas espanholas, tendo o contrato sido outorgado em 12 de abril de 1944; contudo alguns constrangimentos levaram a que a primeira unidade apenas viesse a ser entregue no decorrer de 1947, entrando pela fronteira de Vilar Formoso e representando as últimas locomotivas "vaporosas" a entrarem ao serviço daquela companhia.
Tratam-se de locomotivas de dois cilindros de simples expansão, com distribuição cilíndrica do tipo "Walschaerts" e que podiam atingir a velocidade máxima de oitenta quilómetros/hora. Inicialmente, seriam afetas aos serviços rápidos na região sul; no entanto acabaram por ser desviadas  para as composições de mercadorias devido ao seu grande esforço de tração mas fraca prestação para velocidades. Por via disto foram alocadas ao depósito de Lisboa (Santa Apolónia), assegurando os combóios de mercadorias nas linhas do Norte e do Leste.
Ficaram na gíria ferroviária conhecidas como "espanholas", apenas tendo deixado o serviço no ano de 1967, embora, desde 1963 os últimos serviços fossem somente até à Funcheira.
Na área oficinal a aguardar um completo restauro

A sua envergadura mete respeito. Motivado ao longo tempo em que esteve
ao abandono, carece de uma cuidada reparação, para ser preservada
no Núcleo Museológico do Entroncamento.

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