APEADEIRO DE ALVEGA-ORTIGA

* O "APEADEIRO DE ALVEGA-ORTIGA" é uma infraestrutura que se localiza no ponto quilométrico (PK. 19,004) da linha da Beira Baixa e que tem acesso pelo Largo da Estação. Já deteve a categoria de estação, sendo que atualmente apenas é servido pelas composições do tipo "regionais". Possui em funcionamento uma pequena sala de espera e um local para aparcamento de viaturas. Entrou ao serviço comercial em 06 de setembro de 1891.
* ALVEGA foi uma extinta, por aglutinação no ano de 2013, freguesia do concelho de Abrantes que tinha a área total de 56,44 quilómetros quadrados, habitada em permanência por cerca de mil e quinhentos habitantes, o que nos transportava à densidade populacional de pouco mais de vinte e seis habitantes/quilómetro quadrado. Tinha como orago o São Pedro.
* ORTIGA é uma freguesia que integra o concelho de Mação e é composta por três lugares. Tem a área total de 15,95 quilómetros quadrados ocupada em permanência por sensivelmente quinhentos e noventa habitantes de ambos os sexos, conduzindo-nos, assim à densidade populacional de trinta e sete habitantes/quilómetro quadrado. O seu orago é a Nossa Senhora das Dores. No seu território situa-se uma muito frequentada praia fluvial que fica junto ao parque de campismo da localidade.
A fachada do edifício ferroviário na parte voltada para o cais de embarque.

Parte lateral do mesmo edifício na parte voltada para o canal ferroviário.

Vista geral do edifício, notando-se ao fundo o antigo
armazém para guarda das mercadorias e hoje sem 
qualquer utilidade.
Torre de vigia para o nadador/salvador na época estival. 

Não minto … também andei por cá!

Albufeira no cruzamento dos rios Zêzere e Tejo.

Praia fluvial e cais para acostagem de pequenas embarcações de recreio.

Outra perspetiva da praia fluvial.





Comentários

Mensagens populares