ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CAXARIAS-FÁTIMA

* Trata-se de uma infraestrutura da linha do Norte, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 139,011, sendo o acesso efetuado pelo Largo da Estação. È servida pelas composições "intercidades", "inter-regionais", "regionais" e pelas internacionais "Sudexpresso" e "Comboio Lusitânia Hotel". Encontra-se provida de bilheteira, sala de espera, lavabos, acesso a cadeiras de rodas para deficientes, elevadores, aparcamento automóvel, praça de táxis e instalações sanitárias adaptadas a pessoas com deficiência.
Além de duas linhas de topo e das linhas onde podem ser efetuadas manobras, possui três vias de circulação com os comprimentos a variar entre os setecentos e seis (706) e os seiscentos e setenta quatro (674) metros, com as plataformas a terem de extensão duzentos e cinquenta (250) e cento e oitenta nove (189) metros e a altura única de noventa (90) centímetros. Entrou ao serviço comercial em 22 de maio de 1864 pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses".
* CAXARIAS é uma freguesia desde 09 de junho de 1947 e uma vila desde junho de 1995 que integra o concelho de Ourém. É constituída por vinte lugares e atravessada pelo rio Tomarel. Tem a área total de 20,25 quilómetros quadrados ocupada em permanência por cerca de dois mil cento e sessenta pessoas de ambos os sexos, o que nos conduz à densidade populacional de cento e sete habitantes/quilómetro quadrado.
Ao pôr do sol, frontaria do edifício ferroviário!

Comentários

Mensagens populares