quarta-feira, 20 de julho de 2011

ANTIGA, MUY NOBRE, INVICTA E SEMPRE LEAL CIDADE DO PORTO





CÃMARA MUNICIPAL DO PORTO

* O atual  edifício da "Câmara Municipal do Porto", foi projetado pelo Arquiteto Correia da Silva (António) e começou a ser construido no ano de 1920.
* O projeto surgiu na sequência do plano de expansão do cento cívico elaborado pelo arquiteto inglês Barry Parker (*), aprovado em 1916. A concretização deste plano levou à expansão para norte da Praça da Liberdade (antigo Passeio das Cardosas), abraindo a Avenida dos Aliados (antiga Avenida das Nações Aliadas) e a Praça do General Humberto Delgado (ex-Praça do Município).
* Apesar de ter  sido iniciado em 1920, as obras do edifício dos paços do concelho sofreram inúmeras interrupções, tendo sido introduzidas alterações ao projeto inicial, pelo Arquiteto Carlos Ramos (**). Os serviços camarários só se instalaram no novo edifício no ano de 1957 (por coincidência ano do nascimento do autor).
* O edifício é constituido por seis pisos, uma cave e dois pátios interiores. A torre central, com setenta (70) metros de altura, possui um relógio de carrilhão, acessível por uma escada interior de cento e oitenta (180) degraus. Os interiores, de mármore e granito, são ricamente decorados.
A fachada de granito - retirado no início do século XX das pedreiras de São Gens e de Fafe - é decorada com uma dúzia de esculturas, da autoria de José de Sousa Caldas e Henrique Moreira (***) representado as várias atividades ligadas desde sempre ao Porto, tais como a viticultura, a indústria ou a navegação.



NOTAS: 
(*) BARRY PARKER: arquiteto e urbanista inglês, nascido em Cherterfield em 1867, faleceu em 1947 e popularizou-se o movimento "Arts and Crafts", junto com Raymond Unwin. Deixou trabalhos seus tanto em Portugal, como no Brasil.
(**) CARLOS RAMOS (CARLOS João Chambers RAMOS), arquiteto, urbanista e pedagogo, nasceu na cidade do Porto em 15 de Janeiro de 1897 e faleceu na mesma cidade no ano de 1969, com 72 anos de idade.
(***) HENRIQUE MOREIRA (HENRIQUE de Araújo MOREIRA), escultor, nascido na freguesia de Avintes, concelho de Vila Nova de Gaia em 1890, onde faleceu no ano de 1979, com 89 anos de idade.

Sem comentários: