domingo, 24 de julho de 2011

IGREJA DE SANTO ILDEFONSO - PORTO, A MINHA CIDADE NATAL





* A "Igreja de Santo Ildefonso" está localizada na Praça da Batalha, freguesia de Santo Ildefonso, no centro da cidade do Porto.
* A igreja foi reconstruida a partir do ano de 1730, por se encontrar em ruínas a primeira igreja, tendo ficado concluida no ano de 1739, sendo dedicada a Santo Ildefonso de Toledo.
* A fechada é composta por duas torres sineiras com dentilhões nas cornijas, rematadas em cada face por esferas e frontôes de fantasia. Por cima do entablamento ergue-se o nicho do padroeiro. Guarnecem as paredes azulejos de Jorge Colaço (1932) (*), com cenas da vida de Santo Ildefonso e alegorias da Eucaristia.
* A nave é de tipo poligonal em estilo proto-barroco, com teto em madeira e estuques ornamentais repetidos nas paredes. Os altares laterais são obras neo-clássicas e os colaterais são de talha rococó. O retábulo em talha barroca é rococó da segunda metade do século XVIII.

NOTA DO AUTOR: (*) Nasceu no Consulado de Tânger em Marrocos, onde seu pai era diplomata, tendo falecido em Caxias, com 74 anos, em 23 de Agosto den 1942. Foi um pintor português.

Sem comentários: