terça-feira, 26 de julho de 2011

CINE-TEATRO BATALHA! PORTO, A MINHA CIDADE NATAL.





* O "CINEMA BATALHA" é uma sala de espetáculos localizada na Praça da Batalha, freguesia de Santo Ildefonso, do concelho e distrito do Porto.
* No local onde se encontra implantado, funcionou anteriormente, e desde o ano de 1908, a sala de projeção de cinema "SALÃO HIGH LIFE". No ano de 1947 foi transformada, pelo arquiteto Artur Andrade (*), no Cinema Batalha.
* Foi inaugurado em 03 de Junho de 1947, sendo constituido por dois auditórios, um com capacidade para 950 (novecentos e cinquenta) lugares sentados - 346 na plateia, 222 na tribuna e 382 no balcão - e outro para 135 (cento e trinta cinco) pessoas. Tem ainda dois bares e um restaurante com esplanada.
* Atualmente o edifício é propriedade da empresa "Neves & Pascaud".
* Depois de seis anos fechado, voltou a abrir ao público no mês de Maio de 2006, por arrendamento do "Comércio Vivo" a uma parceria da Câmara Municipal do Porto e Associação de Comerciantes com diversas valências: bar, restaurante, sala de espetáculos com 935 (novecentos e trinta cinco) lugares e uma sala "bébé" com pouco mais de 100 (cem) cadeiras.
* O "Comércio Vivo" foi criado para gerir os cinco milhões de euros disponibilizados pelo grupo Amorim para compensar os comerciantes pela inclusão de um shopping no Plano de Pormenor das Antas.
* Em 31 de Dezembro de 2010, o Gabinete "Comércio Vivo" entregou as chaves aos proprietários, no último dia do contrato de gestão.
* A precisar de uma intervenção profunda, o espaço está fechado e sem qualquer destino previsto.

NOTA DO AUTOR: (*) ARTUR (Vieira  de) ANDRADE foi um arquiteto português que nasceu na Rua  Antero de Quental, freguesia de Cedofeita a 14 de Março de 1913, tendo morrido no dia 09 de Novembro de 2005,  no número 815 da Rua Hintze Ribeiro, freguesia de Leça da Palmeira do concelho matosinhense. Ficou conhecido por ser um homem livre, determinado e comprensivo. 

Compilado em Gondomar por "texasselvagem"
  

Sem comentários: