POCINHO E SUA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

POCINHO é um lugar (aldeia) que integra a freguesia e concelho de Vila Nova de Foz Coa. No seu território existe uma ponte rodoferroviária atualmente encerrada a todo o trânsito e que servia de ligação entre Vila Nova de Foz Coa (distrito da Guarda) e Torre de Moncorvo (distrito de Bragança). Daqui é natural o jornalista e escritor (também já foi político) FRANCISCO JOSE Pereira de Almeida VIEGAS nascido a 14 de março de 1962.
A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO POCINHO é desde o ano de 1988 o terminal da linha do Douro, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 171,522. Entre 1911 e 1988 serviu também como entroncamento com a linha do Sabor (de bitola métrica). Tem acesso pela rua da Estação naquela localidade, encontrando-se provida de praça de táxis, sala de espera, lavabos e acesso facilitado a  pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeiras de rodas. É servida pelas composições de tipologia "regionais" e "interregionais", tendo entrado ao serviço comercial em 10 de janeiro de 1887.
Presentemente possui duas vias de circulação, onde são permitidas manobras, com a extensão de oitocentos e dezassete (817) metros, com as plataformas a terem o comprimento de cento e trinta nove (139) e cento e quarenta dois (142) metros e a altura de trinta e cinco (35) centímetros. Sem qualquer uso, na atualidade existe um feixe de linhas que davam ligação às oficinas e cocheiras que ainda existem no perímetro ferroviário e onde oficialmente ainda há material.
O depósito de água que hoje não terá utilidade, mas que se encontra
em bom estado de conservação.

O antigo armazém de mercadorias com as suas linhas de topo,
onde aparca o material afeto às vias e obras.

O edifício ferroviário visto lateralmente.

Não creio que tenha utilidade, mas a grua está em bom estado e funciona!

Embora seja movido a pedais, este quadriciclo fazia jeito para as
minhas andanças ferroviárias. Protegido para se evitar "surpresas".
Parabéns a quem zela pelo espaço. O lago tinha peixes coloridos.
Vista parcial da sala de espera bastante airosa, com uma relíquia … a balança
para grandes pesos.
Não devia ter fotografado … mas também não devia estar à vista. É pura
contaminação ambiental.

Para ver disto, não é necessária uma viagem tão longa!
A locomotiva a diesel "1455" manobra para poder rebocar a composição
formada por duas "schindler"

Comentários

Mensagens populares