APEADEIRO DE BENCANTA

* O APEADEIRO DE BENCANTA, que na sua origem se denominava por "Bem canta", serve aquele bairro da cidade de Coimbra, encontrando-se situado na linha do norte, concretamente ao ponto quilométrico (PK. 215,201), sendo somente servido pelas composições de tipologia "regionais" e "urbanos". Entrou ao serviço comercial em 10 de abril de 1864, inaugurado pela então "Companhia Real de Caminhos de Ferro Portugueses". Atualmente está dotado com rampa de acesso a pessoas com mobilidade reduzida ou em cadeiras de rodas e parque de aparcamento automóvel.
Vista parcial da infraestrutura obtida do interior da composição.

Aqui já funcionou um pequeno armazém de mercadorias que hoje em dia
está completamente ao abandono.

Comentários

xico domingues disse…
Prezado Senhor, acabo de ver esta sua publicação sobre o apeadeiro da Bencanta. Tenho 69 anos e aí mesmo nasci em Maio de 1952, precisamente no 1º andar na edificação cuja foto colocou, referindo que foi em tempos um pequeno armazem. Bem, posso adiantar-lhe algo mais. Este prédio era propriedade duma conceituada família, os Matosos, e a ela meu Avò Francisco Domingues tomou de aluguer, por volta de 1920, e ali abriu uma mercearia, com uma taberna ao lado, vivendo no resto da casa, no 1º andar, com minha Avó. Creio que nessa altura nasceu sua filha mais velha, e em 1924 nasceu meu Pai, mais tarde estudante da Escola Agrícola logo em frente. Por morte de meu Avô, meu Pai ficou com o estabelecimento desde 1949, tendo casado em 1951. Nasci eu ali mesmo, onde meu Pai nascera, em 1952. No espaço com três portas / janelas entaipadas, meu Pai abriu também uma sala de bilhares. Em 1954 iniciou a sua carreira de Regente Agrícola na JNVinhos, e passou o estabelecimento a sua irmã, que o manteve em sua posse até próximo do ano 1960, altura em que o trespassou a um senhor de apelido Carvalho, e este mais tarde a um seu filho, que o transformou em Bar e Café. Este acaba por encerrar já há mais de 15 anos, e naturalmente que o estado do edificado se vem degradando. Desconheço se realmente veio a ser um "armazém de mercadorias" como refere, mas se o foi terá sido após o encerramento do citado Café. Cordiais cumprimentos - Francisco Domingues

Mensagens populares