ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SOURE
SOURE além de ser a vila sede de um concelho homónimo é também uma freguesia, cuja área de 92,21 quilómetros quadrados se encontra ocupada por cerca de sete mil novecentos e vinte habitantes, correspondendo à densidade populacional de oitenta e seis habitantes/quilómetro quadrado.
A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SOURE é uma infraestrutura da linha do norte, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 185,347 e que é servida somente pelas composições de tipologia "regionais", com o acesso a fazer-se pela Rua da Estação. Encontra-se dotada de aparcamento automóvel, posto público telefónico, rampa de acesso a pessoas de mobilidade reduzida ou em cadeiras de rodas, elevadores (não é permitido o atravessamento do canal ferroviário) e praça de táxis (andei por lá cerca de quatro horas e não vi nenhum!!!)
Entrou ao serviço comercial em 22 de maio de 1864 inaugurada pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses". Na atualidade possui três vias de circulação com a extensão de trezentos e sessenta (360) e quatrocentos e quarenta sete (447) metros, as plataformas com o comprimento de duzentos e setenta (270) e duzentos e trinta oito (238) metros e a altura única de cinquenta e cinco (55) centímetros. Tem uma via para manobras (reserva) e duas linhas de topo que serviam um antigo terminal de estilha, existe também um pequeno ramal, hoje desativado, que serviria um armazém cerealífero.
Perímetro ferroviário com a composição "regional", da série 2240 que nos deixou no destino. |
Fachada principal voltada para a via pública do edifício ferroviário. |
Do cimo do viaduto que atravessa o canal, o perímetro ferroviário visto de norte/sul. |
De cima do viaduto, vista de sul/norte do perímetro ferroviário. |
Embora a estação esteja desguarnecida, a segurança é total. Travão para bloqueio de vias que funciona com duas chaves. |
O antigo edifício das retretes encontra-se totalmente emparedado, mas limpo. |
Será o poço dos desejos? Nesta altura estava seco! |
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