PALACETE PINTO LEITE

Não pretendo ser um pseudo historiador, apenas sendo natural de uma das freguesias que constituem o concelho do Porto, resolvi escrever algo sobre as casas solarengas e palacetes existentes, sendo que alguns até já estão em ruínas e outros sem utilização. Todas as fotos usadas são de minha responsabilidade e apenas para uso interno.

O "PALACETE PINTO LEITE", sendo esta a designação oficial, situa-se na Rua da Maternidade, paredes meias com o antigo edifício da Maternidade Júlio Dinis, na freguesia de Massarelos. Durante bastante tempo foi conhecido como sendo a "Casa do Campo Pequeno", nome do largo fronteiro que hoje tomou o nome de "Largo da Maternidade". Foi construído a mando de JOAQUIM PINTO LEITE no decorrer do século XIX, como residência familiar e burguesa.
Não se sabe ou a história não nos diz quem foi o respetivo arquiteto, contudo este utilizou o estilo neopaladiano originário de Itália. O interior era luxuoso, visto que as torneiras eram banhadas a ouro e os sanitários executados em porcelana francesa. As fachadas tinham azulejos provenientes de Inglaterra. No espaço exterior tinha uma estufa para floricultura e como anexo uma casa para bonecas, além de armazéns que serviam para adega e para cavalariças. 
A propriedade foi adquirida aos herdeiros do seu fundador, pela Câmara Municipal do Porto no ano de 1966 para nela ser instalado o Conservatório de Música, o que efetivamente veio a acontecer mas somente em 1975. Com a saída deste para novo local, o palacete foi votado ao abandono a partir do ano de 2008. No ano de 2016 foi novamente alienado a particulares com a condição de lá funcionar um "Centro de Artes" sendo certo que até ao início do corrente ano, não se vislumbra qualquer utilização para o imóvel, cujos portões de acesso se encontram fechados a cadeado e a sujidade começa a tomar conta de todo o espaço. Embora toda a propriedade esteja vedada e os seus acessos consequentemente fechados, algumas vidraças coloridas já se nos mostram partidas, causando alguma tristeza ver-se um imóvel desta categoria a deteriorar-se.
Vista lateral do imponente edifício

A fachada principal, podendo-se ver toda a
imponência do edifício constituído por dois pisos
com águas furtadas e claraboia. Os jardins
estão a necessitar de algum trabalho.

Um dos acessos ao palacete onde se vê a outra
lateral e parcialmente a fachada.

Os anexos que já serviram como cavalariça, residência do zelador,
casa de bonecas e adega. A conservação até parece melhor
em relação ao palacete e consta que aqui se encontra guardado
equipamento musical ainda pertencente ao Conservatório,
mas aceito que me corrijam se estiver errado nesta afirmação.

   

Comentários

Mensagens populares