COLISEU DO PORTO

O "COLISEU DO PORTO" é uma emblemática sala de espetáculos portuense que se situa na rua de Passos Manuel, em pleno coração da baixa da cidade. A sua construção terá tido início no ano de 1937, mas esteve suspensa por algum tempo. Apenas veio a ser inaugurado em 19 de dezembro de 1941 com o projeto a cargo dos arquitetos Cassiano Barbosa e Júlio de Brito. A inauguração foi feita com um concerto de música clássica. O custo final cifrou-se em cerca de onze mil contos (moeda da época) o que foi considerado uma enormidade. Nesta altura  era propriedade da extinta "Companhia de Seguros Garantia". Com as fusões e as consequentes extinções das seguradoras, no ano de 1995, a propriedade passou para a "Companhia de Seguros  Axa" que pretendeu alienar o edifício à IURD (seja Igreja Universal do Reino de Deus), causando um enorme bulício na sociedade portuense, de tal forma que a pretensão foi abortada.
Em 28 de setembro de 1998 e após o termo de um desfile de moda, em que intervieram figuras mundialmente conhecidas, um violento incêndio causou graves estragos no interior, nomeadamente nos camarotes, nos balcões, no fosso de orquestra e nos bancos que eram almofadados. Após as necessárias obras a sala voltou a reabrir em 24 de novembro de 1998 com uma ópera.
Desde o pretérito ano (2018) que a propriedade do edifício passou para a "Ageas, Seguros", que manteve a sala polivalente e onde anualmente, na época natalícia, o espetáculo maior é o circo.
O edifício mostra estilo "arte deco" e através da portaria 637 de 02 de novembro de 2012 que se encontra classificado como "Monumento de Interesse Público". Existe uma associação que foi criada expressamente para a gestão daquela sala de espetáculos, que se mantem na atualidade.

(Baseado em brochura municipal sobre o próprio edifício)
Vista parcial do edifício

O pormenor do brasão da cidade na fachada.

Outra perspetiva da fachada do edifício.


Comentários

Mensagens populares