LA LILLIPUTIENNE

Não amigos não estou a ofender quem quer que seja e até me vou referir a um brinquedo.
Afinal, na monarquia os infantes também brincavam ...

LA LILLIPUTIENNE refere-se a uma locomotiva a vapor, de dimensão infantil, mas que se apresenta como se fosse autêntica. O exemplar em causa foi construído na  primeira metade do século XIX (dezanove) pelo engenheiro mecânico francês, Eugéne Philippe em resposta a uma solicitação do rei Louis Philippe que era o padrinho de batismo do então Infante Dom Luiz, filho da rainha Dona Maria II (segunda) de Portugal.
Tratou-se, desta forma, de um presente do rei de França à família real portuguesa, permitindo aos infantes e príncipes portugueses demonstrarem as suas capacidades com aquela modernice para a época. Terá certamente influenciado a educação daqueles jovens, até pelo facto de o futuro rei Dom Pedro V (quinto) ter sido um dos grandes impulsionares dos caminhos de ferro em Portugal.
Posteriormente a família real ofereceu a máquina, o tender e a rede de carris ao Passeio Público de Lisboa onde ficou a animar aquele centro da capital, isto sensivelmente pelo ano de 1880. Decorrido mais algum tempo, aquele material é integrado no Museu da Cidade de Lisboa, até ser cedido em 2010, a título de empréstimo, ao Museu Nacional Ferroviário que o tem em exposição nas suas instalações na cidade do Entroncamento.
  
Era um dos brinquedos principescos!

Fabricada em França, merece uma visita cuidada ...
Será que ninguém me quer oferecer um brinquedo idêntico?

Com  fotografias próprias o texto foi baseado no painel
exposto ao público no Museu Nacional
Ferroviário no Entroncamento

Comentários

Mensagens populares