SÉRIE 2049 DA CP.

A SÉRIE 2049 DA CP refere-se a um tipo de locomotiva com tração a vapor que foi utilizada nas linhas férreas de Portugal. Foi construída no Reino Unido em 1850 pela firma "William Fairbairn & Sons" e refere-se à locomotiva mais antiga alguma vez preservada no nosso país. Esteve, por assim dizer, escondida numa cocheira anexa à  Estação Ferroviária de Nine (linha do Minho), dizia-se que de forma provisória, pois aquelas instalações não seriam consideradas como secção museológica uma vez que não teriam acesso direto pela estação.
Trata-se de um veículo que usa eixos livres, tendo sido a única em Portugal em que o tanque de água está sobre a caldeira, como que formando uma espécie de selim. Este tipo de locomotivas eram, no entanto, frequentes na Inglaterra e preferencialmente usadas em zonas industriais. O próprio modelo não foi devidamente preservado, sendo difícil encontrar este tipo nos museus ferroviários internacionais.  
Utiliza bitola ibérica e para Portugal apenas foi construído o exemplar em causa.
Presentemente encontra-se exposta à visita pública (que recomendo vivamente) na Rotunda das Locomotivas anexa ao Museu Nacional Ferroviário na cidade do Entroncamento.
Carinhosamente esta locomotiva é apelidada por "Andorinha".
A  locomotiva em toda a sua imponência e cujo estado de
conservação é ótimo!

A  locomotiva vista por um dos seus lados, podendo-se
visualizar a respetiva cabine de condução.
Um imenso bem-haja a todos quantos permitem que
estas preciosidades possam ser vistas pela juventude
do século XXI.

Com fotografias próprias o texto baseou-se em livreto da
própria fundação museológica.

Comentários

Lino Dias disse…
A paixão pelo material ferroviário continua vivo... Bom trabalho!

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