SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO - MONTE CÓRDOVA

MONTE CÓRDOVA é uma freguesia que integra o concelho de Santo Tirso. A sua área total que é de 16,96 quilómetros quadrados encontra-se ocupada em regime de permanência por cerca de três mil novecentos e cinquenta habitantes, equivalendo à densidade de duzentos e trinta três habitantes/quilómetro quadrado. A edilidade assumiu como orago o São Salvador. É num dos lugares (aldeias) que formam esta freguesia, concretamente no de Redundo, que nasce o rio Leça.
O SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO localiza-se nesta freguesia, ficando sobranceiro à cidade de Santo Tirso e tendo um enorme potencial turístico.
Este santuário tem projeto da própria "Irmandade de Nossa Senhora da Assunção" e foi erigido em substituição da antiga  capela que havia sido edificada no ano de 1901. Um tirsense de nascimento e de coração e grande benemérito, Comendador Albino de Sousa Cruz, foi quem deu o necessário empurrão para que a obra tivesse o traço do arquiteto Ernesto Korrodi e fosse iniciada em 1919.
Com efeito, trata-se de um santuário com uma grande monumentalidade e constituindo um exemplo magnífico de arte com inspiração romano-gótica. No interior guarda-se uma muito bela imagem da santa padroeira cujo autor foi o escultor João da Fonseca Lapa.
Trata-se de um edifício com planta em cruz grega, em que se pode admirar vários elementos arquitetónicos de estilo neo-românico, nomeadamente as rosáceas, a banda lambarda na fachada e as deslumbrantes torres com os seus contrafortes. 
ALBINO DE SOUZA CRUZ foi natural da hoje aglutinada freguesia de Palmeira, na qual nasceu em 1869 tendo sido um empresário luso-brasileiro que fez fortuna na indústria do tabaco. Faleceu com 97 anos no Rio de Janeiro, tendo sido o fundador da "Companhia Souza Cruz" que se havia de tornar o maior exportador de cigarros.
Chamemos-lhe as traseiras do edifício, embora permita o acesso
ao seu interior. 

A monumentalidade da sua fachada principal na qual se
pode admirar  a rosácea e as torres. 

Uma das fachadas laterais por onde se pode verificar que o
santuário se encontra a ser beneficiado pelo exterior, o
que sempre de louvar!

A magnífica paisagem que se pode admirar do terreiro e que
abrange os concelhos de Santo Tirso, Vila Nova de Famalicão e
Trofa.

Outra perspetiva da imponência do edifício, vendo-se parte do
adro (terreiro) que lhe fica fronteiro.

Com fotografias próprias o texto é baseado em brochura fornecida pelo
Posto de Turismo da autarquia tirsense.

Comentários

Mensagens populares