CINE-TEATRO BATALHA

O CINEMA BATALHA (quase que uma memória para os portuenses) foi inaugurado em 03 de junho de 1947 e era composto por dois auditórios; o grande com capacidade de novecentos e cinquenta lugares sentados, e o pequeno para cento e trinta cinco pessoas; comportava ainda dois bares e um restaurante com esplanada.
Aquela sala de espetáculos foi criada no mesmo local onde, e desde o ano de 1908, funcionara a sala de projeção do cinema "SALÃO HIGH LIFE", n a Praça da Batalha, zona bem central da cidade portuense. Na fachada, ainda hoje, se pode ver um baixo relevo da autoria de Américo Soares Braga que foi objeto de censura por parte do Estado Novo.
O edifício é propriedade da empresa Neves & Pascaud e encerrou no ano 2000. Por arrendamento ao "Comércio Vivo" e em parceria com a Câmara do Porto e a Associação dos Comerciantes reabriu ao publico em 2006 funcionando com várias valências, entre elas, um bar, um restaurante, uma sala para espetáculos com capacidade para cerca de novecentas pessoas e uma outra sala mais pequena (a sala bébé) que dispunha de cem cadeiras. No esquecer que a "Comércio Vivo" havia sido criada somente para gerir o montante disponibilizado pelo Grupo Amorim, como contrapartida pela construção de um centro comercial na zona das Antas; assim, no último dia do contrato gestacional, aquela associação procedeu à entrega das chaves aos respetivos proprietários, o que aconteceu em 31 de dezembro de 2010. Entretanto, no ano  de 2012, o imóvel foi considerado "Monumento de Interesse Público".
Em 2016 o imóvel continuava sem qualquer utilização e a precisar de obras de restauro urgentemente. Apesar da abertura de alguns concursos o edifício continua a degradar-se, mantendo-se encerrado e servindo somente de abrigo aos indigentes que procuram a sua "pala" para fugirem das intempéries. Isto numa zona nobre da cidade muito frequentada por turistas e onde abundam as unidades hoteleiras.
O edifício tal como se nos mostra na atualidade, sem
fim à vista e a degradar-se!
 

Comentários

Mensagens populares