ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PORTO-CAMPANHÃ

CAMPANHàé a freguesia mais oriental do município do Porto, sendo constituída por trezentos e trinta um arruamentos. A sua área total é de 8,13 quilómetros quadrados, encontrando-se ocupada em regime de permanência por sensivelmente trinta dois mil seiscentos e cinquenta habitantes, equivalendo à elevada densidade populacional de quatro mil e dezasseis habitantes/quilómetro quadrado. Assumiu como orago a Nossa Senhora de Campanhã.
A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PORTO-CAMPANHÃ que de uma forma mais simplicista somente é conhecida por "Estação de Campanhã" tem acesso pelo Largo da Estação e pela Rua Pinheiro de Campanhã (nesta embora exista uma entrada funciona precariamente e a título provisório). Entrou ao serviço comercial em 21 de maio de 1875, então com a designação de "Pinheiro". É servida pelas composições de tipologia "urbanos", "interregionais", "regionais", "intercidades", "pendulares (alfa)" e "celta (internacional)". Serve as linhas do Minho e do  Douro, localizando-se naquela ao ponto quilométrico (PK.0,0) e nesta no ponto quilométrico (PK.336,079). Representa um interface com os restantes transportes coletivos da cidade (Metro do Porto, Serviço Transportes Coletivos do Porto, táxis e operadores privados).
Presentemente possui dezasseis vias de circulação onde são permitidas manobras, tendo estas a extensão variável entre os duzentos e vinte (220) e os quinhentos e cinquenta cinco (555) metros. As plataformas têm o comprimento que alterna entre os duzentos e vinte (220) e os quinhentos e dez (510) metros, com a altura de noventa (90) centímetros, à exceção da primeira que tem sessenta e cinco (65).
A imponência da frontaria na parte voltada para o largo.

Vista geral do edifício na parte voltada para o Largo, vendo-se
em primeiro plano o acesso por escadas ao parque de
estacionamento subterrâneo.

Terminal Intermodal de Campanhã, que dá acesso às
composições do "Metro do Porto" e às linhas ferroviárias de topo.

O edifício que serve como dormitório aos funcionários tem acesso pela
Rua Pinheiro de Campanhã, nas traseiras da estação.
   

Comentários

Mensagens populares