CINEMA ÁGUIA D'OURO - MEMORIAS PORTUENSES

O "THEATRO CIRCO ÁGUIA D'OURO" foi inaugurado em 17 de junho de 1899 num  edifício onde  desde o ano de 1839 funcionava um café com hospedaria na Praça da Batalha, na cidade do Porto. Aquela hospedaria ganhou fama por lá terem pernoitado algumas vezes, Antero  de Quental e Camilo Castelo Branco, entre outros.
Posteriormente, e no período que mediou entre os anos de 1904  a 1935, o edifício serviu igualmente de sede ao CLUB FENIANOS PORTUENSES". Mas o progresso e as consequentes alterações viárias, com o agravamento das crises que os portugueses já se habituaram a passar, levaram a que aquela sala de espetáculos encerrasse definitivamente em 31 de dezembro de 1989; o café já havia fechado alguns anos atrás. O edifício ficou sem qualquer utilização e, como muitos outros na baixa portuense, entrou em processo de ruína, até que no ano de 2006 foi colocado à venda. Entretanto um pedido que havia sido feito à autarquia para que nele fosse instalado um casino, foi chumbado.
Por fim o imóvel veio a ser adquirido no ano de 2009 por uma empresa têxtil sediada em Santo Tirso, que mantem a propriedade apesar de em 2011 ter sido inaugurado um hotel com cento e vinte quartos, que em nossos dias utiliza o imóvel que das suas origens somente tem a fachada.   
O edifício tal como se nos mostra na atualidade.
Já foi café e hospedaria e também um cinema, hoje
é mais um hotel!


Baseado no blogue "Restos de Colecção"

Comentários

Mensagens populares