ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO PORTO-SÃO BENTO

desde 2013 integra a "união das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória" na cidade do Porto, representando toda a baixa portuense. Quando perdeu a autonomia como freguesia tinha a sua pequena área de 0,48 quilómetros quadrados ocupada em permanência por cerca de três mil quatrocentos e sessenta habitantes, equivalendo à altíssima densidade de sete mil duzentos e oitenta habitantes/quilómetro quadrado, Era constituída por oitenta e um arruamentos e havia assumido como orago a Nossa Senhora da Assunção.
A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PORTO-SÃO BENTO, que popularmente é referida apenas por "Estação de São Bento" tem o acesso principal pela Praça de Almeida Garrett e entradas laterais pelas Ruas do Loureiro e da Madeira que integravam a extinta freguesia da Sé. Originalmente foi designada como "Estação Central do Porto".
O edifício foi construído pelo arquiteto José Marques da Silva, mostrando alguma influência francesa.
Entrou ao serviço comercial de forma provisória (somente com um barracão e duas plataformas) em 08 de novembro de 1896, mas somente em 05 de outubro de 1916 é que foi inaugurado o atual edifício que veio a ocupar o lugar do antigo Convento de Avé-Maria que havia sido demolido.
É servida pelas composições de tipologia "urbanos", "regionais" e "interregionais", correspondendo ao término da linha do Douro.
Presentemente e desde 2011 possui seis vias de circulação (todas linhas de topo) com a extensão de cem (100) e cento e sessenta sete (167) metros e as plataformas com o comprimento de cento e dezanove (119) e cento e oitenta (180) metros e a altura única de noventa (90) centímetros. Note-se que todas as plataformas terminam já no interior do "Túnel Dom Carlos I". Anteriormente a estação possuia oito linhas, contudo com o fim das manobras no perímetro da estação, foram suprimidas as duas que ficavam mais à esquerda e mais à direita.
As plataformas entram pela embocadura do Túnel Dom Carlos I

Vassalagem ... um dos mais expressivos quadros que formam
uma das mais belas estações ferroviárias do mundo

A imponência da fachada voltada para a Praça Almeida
Garrett e com a entrada lateral da Rua do Loureiro.

O hall da estação com o  relógio que marcava o tempo correto!

O perímetro ferroviário no seu interior.

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