segunda-feira, 27 de junho de 2011

TERREIRO DA SÉ - PORTO, A MINHA TERRA NATAL!






* O "TERREIRO DA SÉ" é uma praça na freguesia da Sé da cidade do Porto (antiga, muy nobre, invicta e sempre leal).
* O Terreiro da Sé, tal como hoje se nos apresenta, é uma criação da década de 1940. Para abrir caminho para esta praça espaçosa foram demolidos vários quarteirões de feição medieval que ainda subsistiam.
* Mesmo em frente à porta da Sé (Catedral) do Porto estava a "Capela dos Alfaiates" que foi desmontada e reconstruida no ano de 1953, onde atualmente se encontra (entre as Ruas do Sol e São Luís). Nas imediações estava, também, uma casa torre que foi reconstruida, reintepretada e rebatizada como "Torre Medieval do Porto" (o autor já publicou um artigo sobre ela). No entanto, a quase totalidade das construções do local desapareceram para sempre, nomeadamente a antiga "Cadeia do Bispo" e a casa armoriada que pertencia ao conde de Castelo de Paiva.
* Desapareceram também diversos arruamentos como o Largo do Açougue, e as Ruas do Faval, das Tendas e da Francisca.
* No centro do novo Terreiro da Sé foi colocado um pelourinho pela Câmara Minicipal do Porto, no ano de 1945, como remate das obras de restruturação da zona  envolvente da Sé.
* As designações anteriores deste mesmo terreiro foram: Largo da Sé e Terreiro de Dom Afonso Henriques e confina, nos nossos dias, com as Escadas da Sé, Calçada da Vandoma, Calçada de Dom Pedro Pitões e Rua de Dom Hugo.   


Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTAS: 1.- O texto foi redidigido ao abrigo do novo Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.
                 2.- Sendo todos os parênteses () da autoria do autor, só a ele veiculam.

Sem comentários: