sexta-feira, 24 de junho de 2011

VÍMARA PERES - PORTO, A MINHA CIDADE NATAL!





* "VÍMARA PERES" (Corunha, 820-Guimarães, 873), senhor da guerra cristão da segunda metade do século IX do noroeste da Península Ibérica. Nascido na Corunha, na Galiza, vassalo do rei Dom Afonso III foi enviado a reclamar o vale do Douro, em tempos remotos integrado na província romana da Galécia.
* Vímara foi um dos responsáveis pela repovoação da linha entre o Minho e Douro e, auxiliado por cavaleiros da região, pela ação de presúria do burgo de Portucale (Porto), que assim foi definitivamente conquistado aos muçulmanos no ano de 868 (d.c.)
* Nesse mesmo ano, tornou-se o primeiro conde de Portucale.
* Vímara Peres foi também o fundador de um pequeno burgo fortificado nas proximidades de Braga. VIMARANIS (derivado do seu próprio nome), que com o decorrer dos tempos, por evolução fonética, se tornou na moderna GUIMARÃES, tendo sido o principal centro governativo do Condado Portucalense aquando da chegada do Conde Dom Henrique (progenitor do primeiro rei de Portugal).
* Foi em Guimarães que viria a falecer no ano de 873. O seu filho, Lucídio Vimaranes (etimológicante "filho de Vímara") sucedeu-lhe à frente dos destinos do condado, instituindo-se assim, uma dinastia condal que governaria a região até ao ano de 1071.
* Note-se que na Ibéria Medieval, Conde foi um título e posição equivalente à de Duque.
* (A  foto que antecede o texto representa a estátua equestre de Vímara Peres na cidade do Porto, sendo uma obra de Salvador Barata Feyo, de 1968 e encontrando-se mesmo em frente ao Edifício da Catedral).

Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
NOTAS: Todos os parênteses () são resultantes de buscas efetuadas pelo autor pelo que só a ele responsabilizam.
               O texto foi redigido segundo o novo acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.

Sem comentários: