terça-feira, 21 de junho de 2011

TORRE MEDIEVAL DO PORTO - A MINHA TERRA NATAL!



* A "TORRE MEDIEVAL DO PORTO", "TORRE DA RUA DE DOM PEDRO PITÕES" ou, ainda "TORRE DA CIDADE" é uma casa-torre medieval reconstruida na zona histórica do Porto, na freguesia da Sé.
* A casa-torre, atualmente localizada na Rua de Dom Pedro Pitões, permaneceu durante largos séculos oculta entre o casario então existente no local onde hoje se abre o Terreiro da Sé. Encontra-se ao lado dos antigos açougues, em frente à fachada principal da Sé do Porto.
* Durante a década de 1940, numa tentativa de dar maior dignidade ao edifício da Sé (Catedral) e de higienizar a zona envolvente, procedeu-se à demolição dos antigos quarteirões, pondo a descoberto a torre medieval.
* Como se tratava de um exemplar típico das construções medievais que preservava o aspeto de fortaleza, foi decidido preservá-lo, deslocando-o cerca de 15 (quinze) metros do seu local original. O edífício foi reconstruido sob a orientação do arquiteto ROGÉRIO (dos Santos) AZEVEDO (Porto,25,Junho.1898-1983, com 85 anos) que lhe acrescentou un balcão em pedra de feição gótica.
* Até finais do ano de 1960 aí esteve instalado o "Gabinete de História da Cidade". Nos nossos dias serve de posto de turismo da empresa "Porto Tours".


Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"

NOTAS: a) Os parênteses () são da responsabilidade do autor e devem-se a pesquisas efetuadas por este.
                b) Texto redigido segundo as normas do atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

FONTES: Com a preciosa ajuda da "wikipédia livre", brochuras diversas editadas pelos serviços de turismo da Câmara Municipal do Porto e Junta de Freguesia da Sé. 

Sem comentários: