quarta-feira, 17 de agosto de 2011

EDIFÍCIO HELIANTIA!

* O "EDIFÍCIO HELIANTIA" (que foi chamado por "CLÍNICA SANATORIAL HELIANTIA") é uma obra de referência da arquitetura moderna portuguesa. Localizado na freguesia de Valadares, do concelho de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, a edificação foi projetada pelo arquiteto Francisco de Oliveira Ferreira (vide texto anterior sobre o "Sanatório Marítimo do Norte). 
* Direcionado para o mar e edificado no extremo do Pinhal de Francelos, o edifício que foi construído para ser uma clínica helioterápica (propriedade do ilustre Doutor Joaquim Gomes Ferreira Alves), é também uma síntese do trabalho de Francisco Oliveira onde o arquiteto combina as suas opções mais inteligentes e sensíveis.
* Depois de alguns anos de abandono (após a morte do seu proprietário) e após haver deixado a sua função hospitalar, o Edifício Heliântia foi restaurado pelo Arquiteto Manuel Magalhães e voltou a abrir a 14 de Outubro de 1991 como instituição de ensino (Espaço Atlântico e IESF).
* O renovado edifício é atualmente o local de uma das melhores escolas de negócios do país (passe-se a publicidade), o INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES FINANCEIROS E FISCAIS (IESF).

Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"

* Texto redigido ao abrigo do novo acordo ortográfico para a Língua Portuguesa.

FONTE: Com a ajuda da "wikipédia, livre", uma  publicação do acervo do autor editada pelo Município de Vila Nova de Gaia, sobre o patrimómio edificado na freguesia de Valadares.

Sem comentários: