RELÍQUIAS SOBRE RODAS - BEDFORD, SÉRIE TJ





* A "BEDFORD TJ" é uma camioneta que foi produzida pela Vauxhall, empresa da propriedade da Bedford.
* Começou a ser fabricada no ano de 1958, sendo uma versão atualizada da gama "TD". O "TJ" manteve-se disponível no Reino Unido até ao ano de 1975, sendo que a partir daí só era fabricado para exportação, prolongando-se o fabrico até 1986, ano em que a série acabou definitivamente.
* A série "TJ" (a da imagem) não tinha grande venda no Reino Unido; no entanto algumas empresas utilizaram-na na sua frota, como por exenplo, a "British Telecom". 
* Uma empresa indiana, "Hindustan Motors" também as produziu nas duas versões "TJ" e "TD" e numa outra maior (J5/6), a partir do ano de 1968, chegando neste país a serem algumas transformadas em pequenos autocarros urbanos.
* Já no Brasil, a versão "TJ" era destinada totalmente à sua exportação. Na Austrália eram representadas pela empresa local "Holden"
* Embora sem grandes alterações a nível do aspeto exterior foram comercializados, em diferentes países, as versões "J0", "J1", "J2", "J3", "J4", "J5" e "J6", que tinham mais a haver com a tonelagem do chassis que variava entre as três e as oito toneladas  e o combustível utilizado, primeiramente, a gasolina e depois a diesel.

Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"

NOTAS: Texto extraído de um livreto, em versão inglesa, sobre a marca do veículo.
               O autor compromete-se a retirar a foto se o proprietário da viatura (Senhor Magalhães, da freguesia de Ataide, Vila Meã), o contatar para esse efeito.
               O texto foi redigido segundo as normas do novo Acordo Ortográfico para a Língua Portuguesa.

Comentários

Mensagens populares