quarta-feira, 17 de agosto de 2011

SANATÓRIO MARÍTIMO DO NORTE!





* O "SANATÓRIO MARÍTIMO DO NORTE" foi um antigo hospital situado na freguesia de Valadares, concelho de Vila Nova de Gaia e distrito do Porto.
* Foi projetado pelo arquiteto Francisco de Oliveira Ferreira (a), sendo fundado por Joaquim Gomes Ferreira Alves e inaugurado no mês de Agosto de 1917, estando vocacionado para o tratamento de diversas doenças, nomeadamente da tuberculose, por aproveitamento dos efeitos benéficos da água do mar e do sol.
* Este sanatório acolheu milhares de doentes até ao ano de 1978, altura em que, por doação efetuada pelo filho do fundador, Doutor Álvaro Ferreira Alves, passou para a posse do Estado Português, doação essa, condicionada à integração do pessoal que ali prestava serviço, nos quadros da função pública e à utilização do espaço para instalação de equipamentos de saúde. A partir daquela data deixou de funcionar, sendo posteriormente cedido à Associação São João de Deus, ligada ao Presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e para que lá fosse instalado um equipamento de apoio a enfermeiros aposentados - o que nunca foi feito - limitando-se o seu uso a servir para residência para o Presidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses e sua família, o que motivou diversas ações judiciais que culminaram com a cessação da cedência.
* O edifício foi-se deteriorando, situação que só foi travada com a decisão governamental de ali instalar o CENTRO DE REABILITAÇÃO FÍSICA DO NORTE. O lançamento da "primeira pedra" desta nova fase teve lugar em 26 de Junho de 2010, encontrando-se as obras em ritmo de conclusão.
* O edifício, por sua vez, está em vias de classificação pelo IGESPAR.

Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"

NOTAS: (a) - FRANCISCO DE OLIVEIRA FERREIRA, arquiteto nascido na cidade do Porto em 25 de Novembro de 1884 e falecido na mesma cidade com setenta e quatro (74) anos, em 30 de Dezembro de 1957. Foi discípulo do também arquiteto JOSÉ MARQUES DA SILVA tendo-se diplomado em Arquitetura Civil pela antiga Academia Portuense de Belas-Artes (atual Escola Superior das Belas-Artes do Porto). Tendo também sido discípulo  de JOSÉ TEIXEIRA LOPES, com ele colaborou no início da sua carreira profissional.  Além do edifício aqui referido, são de sua autoria, os seguintes:
1. -.Monumento aos Heróis da Guerra Peninsular  em Lisboa,
2. -Clínica Heliântia em Valadares, Vila Nova de Gaia,
3. -Café "A Brasileira", no Porto,
4. -Edifício da Câmara Municipal de Gaia e,
5. -Edifício de habitação em Vila Nova de Gaia "Casal Minhoto".

b) - O texto foi redigido ao abrigo do novo acordo ortográfico para a Língua Portuguesa.

FONTES: Com a preciosa ajuda da "wikipédia livre", publicação do acervo do autor editada pelo Município de Vila Nova de Gaia sobre o património edificado na freguesia de Valadares.

Sem comentários: