CAFÉ "ÂNCORA D'OURO" - PORTO, A MINHA CIDADE NATAL!



* O "CAFÉ ÂNCORA D'OURO", conhecido mais popularmente como "O Piolho", é um  café  reputado como o local de encontro de estudantes da Universidade do Porto.
* A sua inauguração data do já longínquo ano de 1909. Tendo cumprido o seu centenário, pertence ao grupo dos cafés mais antigos da cidade do Porto.
* "O Piolho" situa-se no número 45 da Praça Parada Leitão, facilmente visível a partir da Praça dos Leões.
* A sua frequência é tradicionalmente do universo estudantil, em parte devido a estar rodeado pela antiga Faculdade de Ciências e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto.
* É voz corrente que o café terá ganho o epíteto de "Piolho" devido à aglomeração de estudantes num espaço que, face a tamanha afluência, começava a tornar-se exíguo. Uma outra versão é contada por Fernando Coelho dos Santos (antigo empregado do estabelecimento, já falecido). Segundo ele, desaguavam logo pela manhã no café leiteiras, padeiras, carniceiras e outras comerciantes do mercado do Anjo (a atual Praça de Lisboa) que traziam uma caneca de alumínio e lá tomavam o café com leite. Os estudantes terão então chamado a essa frequência de clientes mais humildes "uma piolheira".
* Com uma ou outra versão, certo é, que poucos conhecem o estabelecimento pelo seu verdadeiro nome.
* Foi o primeiro café na cidade a ter eletricidade e em 1957, o único a ter televisão. Foi ainda o primeiro a adquirir uma famosa máquina italiana de café "La Cimbali" que deu origem ao "cimbalino", nome que os portuenses dão ainda hoje ao café expresso.
* Não sendo a única, mas talvez a maior especialidade do estabelecimento, é a célebre "francesinha".

Compilado em Gondomar, por "texasselvagem". 

Comentários

Mensagens populares