quinta-feira, 1 de setembro de 2011

CAFÉ " A BRASILEIRA DO PORTO" - MINHA CIDADE NATAL!



* "A BRASILEIRA" é um dos mais emblemáticos cafés da cidade do Porto, localizado na Rua Sá da Bandeira, em plena baixa.
* De acordo com um projeto do arquiteto Francisco de Oliveira Ferreira, "A Brasileira" tem uma notável fachada, com o magnífico "pára-sol" de ferro e vidro, e um interior deslumbrante, em que sobressaem os cristais, os mármores e o mobiliário de couro gravado. A chamada "sala pequena" foi, nos últimos anos, separada e é hoje explorada pela multinacional "Caffé di Roma". O restante espaço esteve encerrado durante vários anos e reabriu recentemente como restaurante.
* O estabelecimento foi fundado por Adriano Teles, farmacêutico no Porto - que ainda jovem - decidiu tentar a sua sorte emigrando para o Brasil. Lá, dedicou-se ao negócio do café, com o que enriqueceu nos finais do século XIX.
* De regresso à sua cidade do Porto, montou uma torrefação e fundou "A Brasileira", inaugurada em 04 de Maio de 1903, com a finalidade de servir café à chávena. Não havia na cidade - por essa altura - o hábito de tomar café em estabelecimentos públicos. Adriano Teles para promover o seu produto ofereceu, durante os primeiros treze anos de "A Brasileira", o café à chávena de graça no seu estabelecimento a quem comprasse um saquinho de grãos de café.
* Numa visão, do que hoje poderíamos chamar de marketing, Adriano Teles mandou pintar em várias paredes e pardieiros da cidade o slogan que se tornaria famoso: "o melhor café é o d'A Brasileira".
* Adriano Teles não se quedou pelo Porto, abrindo "A Brasileira" de Lisboa, no Chiado, no ano de 1905 e "A Brasileira" de Braga, no ano de 1907.
* Transformado em restaurante, "A Brasileira" tem atualmente como especialidades:
- Bacalhau à casa,
- Polvo à lagareiro,
- Timbal de frango,
- Lombinhos de vitela com ananás,
- Bife com massa folhada e,
- Bifinhos com cogumelos.


Compilado em Gondomar, por "texasselvagem". 

Sem comentários: