CAFÉ GUARANY - PORTO, A MINHA CIDADE NATAL!

 
* O "CAFÉ GUARANY" é um café e restaurante localizado na Avenida dos Aliados (antiga Avenida das Nações Aliadas), em plena baixa da cidade do Porto.
* Integrado num surto de abertura de cafés no Porto na década de 1930, a 29 de Janeiro de 1933 foi inaugurado o "Café Guarany",  projeto do arquiteto Rogério Azevedo (1) com decoração do escultor Henrique Moreira (2).
* Espaço de convívio, tertúlias e cultura desde a sua fundação; no ano de 2003 este café foi totalmente restaurado, buscando um compromisso entre a tradição e a qualidade de serviço. Uma das paredes  passou a ostentar pinturas de Graça Morais (3).

NOTAS DO EDITOR:
(1) - Rogério (DOS SANTOS) de Azevedo, nascido em 25 de Junho de 1898, na cida de Porto, na qual viria a falecer no ano de 1983, com 85 anos de idade, foi um arquiteto que sofreu influências da escola francesa e italiana através de José Marques da Silva. A sua obra foi feita fundamentalmente durante o Estado Novo.

(2) - Henrique (ARAUJO) Moreira, nascido na freguesia de Avintes, concelho de Vila Nova de Gaia no ano de 1890, onde também faleceu no ano de 1979, com 89 anos de idade, foi um escultor diversas vezes distinguido, entre as quais com as medalhas de ouro nas exposições de Lisboa e Sevilha. Foi aluno do mestre António Teixeira Lopes, na Academia Portuense de Belas Artes (hoje Escola Superior de Belas-Artes do Porto).

(3) - MARIA DA (Graça) PINTO DE ALMEIDA (Morais), nasceu em Vieiro-Freixiel, concelho de Vila Flor em 17 de Março de 1948 é uma pintora, ceramista e cenógrafa inúmeras vezes premiada pelas suas obras, quer a nível pictórico, quer a nível de escrita.

Compilado por "texasselvagem", em Gondomar.

Comentários

Mensagens populares