CASA DO POÇO DAS PATAS!

* Nos tempos atuais esta designação aparece numa Travessa (Poço das Patas) que liga a Rua de Coelho Neto à Rua de Santo Ildefonso, na zona do Largo do Padrão, na cidade do Porto.
* Trata-se de uma casa apalaçada, que por causa do terreno alagadiço (que deu fama e nome à zona), hoje Campo Vinte e Quatro de Agosto, teve de ficar em cima de estacas. 
* O edifício que hoje alberga a JUNTA DE FREGUESIA DO BONFIM foi construido no ano de 1812 por Francisco de Sousa Cirne de Madureira, um dos revolucionários de 1820, para ser a residência habitacional da Quinta do Reimão, a propriedade da sua família. À época "os Cirne" eram uma influente família portuense que gerou um dos nossos Feitores da Flandres.
* O edifício foi sua pertença até ser comprado por Joaquim Domingos Ferreira Cardoso, em sociedade com Eduardo Ferreira Pinheiro, no ano de 1882, por noventa e cinco contos de reis. Eram então donos da quinta Dona Maria Ana Isabel de Sousa Cirne Teixeira Blanco e seu irmão António de Azevedo Cabral Teixeira Cirne. As armas dos "cirnes", que ornamentavam o cimo da fachada principal, foram picadas no ano de 1890 e substituidas pelo ornato de granito que encima o edifício (que perdura ainda em nossos dias).
* Entretanto, a quinta foi loteada e urbanizada. Nos antigos terrenos de cultivo e jardim construiram-se casas e resgaram-se as ruas dos Duques de Palmela, de Saldanha e da Terceira, do Conde de Ferreira, do Barão de São Cosme, de Ferreira Cardoso e a de Joaquim António de Aguiar.
* No ano de 1896, o edifício principal da quinta foi comprado pela Junta de Freguesia, por vinte contos de reis, para lá instalar a escola primária. Posteriormente veio a albergar o Liceu do Porto, já  desaparecido por ter sido integrado no Liceu Rodrigues de Freitas, até sofrer obras, já no ano de 1955 que lhe permitiram acolher a sede da Junta de Freguesia que ocupa presentemente o edifício, mantendo-se a escola primária em anexo..

Compilado em Gondomar, por "texasselvagem". 

Comentários

Mensagens populares