CAFÉ MAJESTIC!

* O "MAJESTIC" é um café histórico, localizado na Rua de Santa Catarina, na cidade portuense.
* A sua relevância advem tanto da ambiência cultural que o envolve, nomeadamente a tradição de café tertúlia, onde se encontravam várias personalidades da vida cultural e artística da cidade, como também da sua arquitetura de identidade "Arte Nova".
* Inaugurado a 17 de Dezembro de 1921, com o nome de "Elite", o café situado no número 112 da Rua de Santa Catarina, esteve desde logo associado a uma certa frequência das pessoas distintas da época. Um dos que esteve presente na inauguração foi o piloto aviador Gago Coutinho, acabado de chegar de uma viagem à Ilha da Madeira, e que ficou encantado com o esplendor da decoração arte nova.
* No ano seguinte o nome mudaria de "Elite" para "Majestic", sugerindo o chic parisiense, mais de encontro à clientela que pretendia atrair, e tão apreciado à época.
* Frequentaram o café nomes como Teixeira de Pascoaes, José Régio, António Nobre, o filósofo Leonardo Coimbra. Mais tarde veio a tornar-se lugar assíduo para os estudantes e professores da Escola de Belas Artes do Porto (ali para os lados de São Lázaro).
* Uma outra das conhecidas tertúlias que o animou era constituida pelo escultor José Rodrigues, e pelos pintores Armando Alves, Ângelo de Sousa e Jorge Pinheiro. Este grupo adotaria, devido à classificação final do curso, o irónico nome de "Os quatro vintes" e manter-se-ia unido numa série de exposições no Porto, em Lisboa e em Paris nos anos de 1968 a 1971.
* Hoje em dia continua a ser animado com recitais de poesia, concertos de piano, exposições de pintura, lançamentos de livros, realização de algumas cenas para filmes nacionais ou estrangeiros.
* A partir da década de 1960, a transformação do ritmo de vida provocou o declínio destes estabelecimentos e o "Majestic" não escapou a essa sorte até aos primeiros anos da década de oitenta.
* Porém, a sua beleza original e o seu significado na cidade do Porto, valeram-lhe a classificação em 24 de Janeiro de 1983 de "Imóvel de Interesse Público" e "património cultural" da cidade, o que possibilitou que se iniciasse um processo de recuperação que, apesar de longo, permitiu a reabertura do café em Julho de 1994 com todo o seu antigo esplendor, convidando a reviver a fascinante Belle Époque.
* Na cave foi criada uma galeria de arte destinada a pequenas conferências ou exposições.
* Na biografia de J. K. Rowling escrita por Sean Smith, refere-se que a escritora passava muito tempo no "Café Majestic" a trabalhar no primeiro livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal" (apesar de a escritora ter saido do Porto em 1994 e o livro apenas ter sido publicado em 1997).
* Nos últimos anos, entre muitas outras figuras públicas, não deixaram de visitar e assinar o livro de honra os presidentes Mário Soares, Jorge Sampaio, Cavaco Silva e o francês Jacques Chirac.
*  Uma das cerimónias da despedida de Macau, no final do período de administração portuguesa, teve ligar neste emblemático café com a presença do Embaixador da China em Portugal.

Compilado em Gondomar, por "texasselvagem".

Comentários

Mensagens populares