QUINTA DE SACAIS!

* A "QUINTA DE SACAIS" fica na freguesia do Bonfim, cidade do Porto, e é uma das muitas quintas que  rodeavam o Porto antigo. Hoje, a sua propriedade imensa está urbanizada e imersa na Baixa portuense. Porém a sua antiga residência solarenga ainda existe, com entrada pela Avenida Camilo.
* Com o rei Dom Sebastião, partiu para África Dom Ayres da Silva. Este, que era prelado, levou um amigo, proprietário dessa quinta. Aconteceu que o dono da quinta foi feito prisioneiro (à semelhança do rei). Por esse fato - logo que se soube da sua detenção - a propriedade passou-se a chamar "Quinta do Cativo" (existe a Rua do Cativo, na zona da Praça da Batalha, que pertence à freguesia da Sé).
* A partir do ano de 1788 a Quinta do Cativo aparece dividida: uma, com uma bela residência de Nicolau Francisco Guimarães, Cavaleiro da Ordem de Cristo (a) e outra, a sul, do seu irmão, António José Guimarães, sendo que a esta se chamou de "Quinta do Prado", tendo vindo a pertencer ao bispo e foi nos seus terrenos que a Câmara mandou construir o "Cemitério do Prado do Repouso".
* No ano de 1869, a "Quinta do Cativo" tinha  já novo proprietário, Manuel José de Sousa Araujo, que morreu nesse mesmo ano, passando o imóvel a um homem bastante abastado de nome Brandão.
* Na quinta chegou a estar o Paço Episcopal, tendo nela vivido os últimos anos de vida Dom António Barroso, que chegou a ser um dos bispos da cidade do Porto.

NOTAS DO EDITOR:
a) - Nascido em 22.Maio.1752, na cidade do Porto e na mesma falecido, com 54 anos de idade, em  09.Novembro.1807;
b) - ANTÓNIO (José de Sousa) BARROSO, nascido na freguesia de Remelhe, concelho de Barcelos e falecido com 63 anos de idade, em 31.Agosto.1918, nesta quinta da cidade do Porto, freguesia do Bonfim.


Compilado em Gondomar, por "texasselvagem"
TEXTO REDIGIDO SEGUNDO AS NOVAS NORMAS DO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA.

Comentários

Anónimo disse…
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rogério Maciel disse…
Mas que "novas normas do acordo ortográfico da língua portuguesa" qual Carapuça!!
De novas nada têm, porque nem deviam existir, porque são ilegais perante a Nação, e não existe Acôrdo algum , uma vez que o único país a Estropear a SUA(por sêr o seu Criadôr) Língua é Portugal.
Nem Angola, nem Moçambique, nem o Brasil "aplicam" tal Abjecção Criminosa.

Mensagens populares