Quem conhece bem a morfologia do atual concelho da Nazaré e essencialmente da vila piscatória homónima sabe as dificuldades que outrora existiam no acesso à parte alta, o chamado Bairro do Sítio. Com a finalidade de servir os interesses de toda uma população e de facilitar a chegada dos muitos peregrinos ao Santuário da Senhora da Nazaré, foi formada uma parceria para a construção de um ascensor mecânico nos finais do século XIX (dezanove).
Ora bem, o autor de semelhante projeto foi o engenheiro de origem francesa, Raoul Mesnier du Ponsard, que fora aluno de Gustave Eiffel e já bastante conhecido no meio por ter sido o responsável pela grande parte dos elevadores existentes na capital. Assim, a linha foi assente em leito próprio, funcionando o cabo a descoberto sobre roldanas numa extensão de trezentos e dezoito metros, com inclinação de 42%. O "ELEVADOR DA NAZARÉ" (creio que a designação correta é Ascensor) foi solenemente inaugurado em 28 de julho de 1889 tendo na época sido considerado como a melhor iniciativa para o desenvolvimento da vila, incrementando o crescimento do Sítio e a dinamização de uma ligação à praia.
Este meio de transporte coletivo veio a ser adquirido no ano de 1924 pela CONFRARIA DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ para que esta pudesse proceder à angariação de fundos para a manutenção do seu hospital e simultaneamente facilitar o acesso dos fiéis ao Santuário. Manteve-se na sua propriedade até ao ano de 1932, data em que foi alienado à Câmara Municipal, sendo esta a entidade responsável pela conservação e utilização deste meio de transporte que é considerado como Património Municipal. As carruagens iniciais eram puxadas por uma máquina a vapor que se manteve ao serviço até 1963, ano em que ocorreu o único acidente na já longa vida deste ascensor. Desde este trágico acidente e durante cinco anos esteve encerrado, tendo voltado à atividade equipado com novos carros e um novo sistema de tração, com transmissão e acionamento elétrico e provido de um triplo sistema de freagem. Os dois carros funcionaram ininterruptamente até meados de setembro de 2001 transportando não só munícipes como turistas. Neste mês e ano as carruagens foram substituídas por outras, as que chegaram aos nossos dias, que são mais confortáveis, de linhas vanguardistas e mais seguras, cuja inauguração oficial teve lugar em 24 de junho de 2002.
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O canal de circulação é em via única! |
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Cabine de condução com os repetivos comandos e botões. A chave está na ignição pois funciona como travão manual. |
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O interior de uma das duas carruagens onde é permitido viajar de pé. |
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A roldana que puxa os cabos que fazem mover o conjunto. |
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Efeméride e homenagem aos antigos veículos utilizados no conjunto. |
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O único local onde se dá o cruzamento das duas unidades em circulação conjunta. |
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