CORETO NA NAZARÉ

O CORETO que aqui vai ser referido será em tudo idêntico aos muitos que existem dispersos por aldeias, vilas e cidades portuguesas. Este, situa-se defronte ao Santuário e cria uma relação de afeição entre toda uma povoação e o próprio Palácio Real. Este coreto teve por base uma encomenda efetuada pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré no  ano de 1897, ao ilustre Francisco da Silva Castro. É formado por uma base em alvenaria e cantaria, com a parte restante em ferro fundido proveniente da "Fundição Alliança de Massarelos" na cidade do Porto. É um otimo exemplar deste tipo de arquitetura civil e de ferro, em toda a região leiriense.
Desde a inauguração e até aos anos setenta do século passado, este coreto recebeu um sem número de bandas de música que se deslocavam dos mais díspares lugares para abrilhantarem os bailes que aconteciam durante as Festas de Nossa Senhora da Nazaré.
Precisamente em 08 de setembro de 1997 este imóvel tornou-se centenário, levando a que a partir dessa data todo o  espaço envolvente fosse revitalizado para animação cultural.
Aí o temos em toda a sua plenitude!

Comentários

Mensagens populares