FORTE DE SÃO MIGUEL ARCANJO

A construção deste monumento no estilo maneirista iniciou-se no reinado de Dom Sebastião no ano de 1577, com a finalidade da defesa da enseada perante os ataques dos piratas argelinos, holandeses, marroquinos e normandos que investiam sobre o litoral atlântico. Considerando o respetivo posicionamento, o rei Dom João IV (quarto), em 1644, ordenou que o forte fosse remodelado e simultaneamente ampliado.  Como sentinela vigilante desta fortaleza ficou São Miguel Arcanjo, que era o padroeiro de inúmeros santuários que, por norma, eram edificados em lugares altivos. Sobre o portal da entrada e em plena fachada do forte, aquele monarca mandou colocar uma imagem em granito de São Miguel Arcanjo, com a legenda (sic) "ELREY DOM JUAN-1644", data que assinala o ano de construção.
O forte resistiu às Invasões Francesas, nele se tendo refugiado os soldados inimigos que combatiam contra a população no Sítio e na Pederneira. Estes invasores acabaram expulsos do nosso país somente em 1811, pelo que o monumento se tornou num marco da revolta popular e da autonomia dos nazarenos. Assim, esta fortaleza integra o historial das lutas liberais; sendo que por esta altura, quer a Nazaré, quer o forte foram palco de escaramuças entre os partidários de Dom Pedro IV (quarto) e seu irmão, Dom Miguel. Por alturas de 1830 e em que Dom Miguel, como Rei, visitou o Sítio e a Praia da Nazaré (tendo sido recebido em ambiente de festa) pernoitou no forte, ordenou que o mesmo fosse objeto de alguns consertos, com a construção de um novo altar para o seu padroeiro e de uma nova calçada de acesso. Em 01 de julho de 1834, Dom Miguel teve de partir para o exílio, o que originou novas lutas entre absolutistas e liberais que levaram a que a imagem que figurava sobre a porta fosse vandalizada e destruída.
No início do século XX (vinte) e já sem qualquer função militar, os pescadores locais fizeram sentir ao governo a grande necessidade de nele se instalar um farolim e a respetiva casa para o faroleiro, para o devido apoio à atividade piscatória. As obras tiveram início a 29 de outubro de 1903 e a 01 de dezembro daquele ano começa a funcionar uma luz de porto colocada no Forte de São Miguel Arcanjo.  
A única entrada para o interior da fortaleza.

O pormenor da entrada em arco e as atuais instruções para o percurso a efetuar.

O farol que existe em funcionamento no alto do forte. 

A imagem em granito que encima o portal de entrada, tal e qual se encontra em nossos dias, mutilada.

Comentários

Mensagens populares