ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BELVER-GAVIÃO

BELVER é uma freguesia que integra o concelho de Gavião, que tem a área total de 69,84 quilómetros quadrados, ocupada em permanência por sensivelmente seiscentos e oitenta residentes de ambos os sexos, conduzindo-nos desta forma à densidade populacional de menos de dez habitantes/quilómetro quadrado. A autarquia veio a assumir como orago a Nossa Senhora da Visitação. No seu território situa-se a barragem homónima nas águas do rio Tejo.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BELVER-GAVIÃO é uma infraestrutura que se localiza ao ponto quilométrico  (PK.) 27,512 da linha da Beira Baixa, que tem acesso pela rua da Estação, encontrando-se dotada de rampas de acesso a cadeiras de rodas para pessoas com mobilidade reduzida, sala de espera e posto telefónico público. Apenas é servida pelas composições de tipologia "regionais". Entrou em exploração comercial logo a seguir à inauguração em 06 de setembro de 1891, pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses".
Presentemente e além da linha de topo que servia o cais de mercadorias, possui duas vias de circulação com a extensão de seiscentos e sessenta um (661) metros, com as plataformas a terem o comprimento de cento e cinquenta dois (152) metros e a altura de setenta (70) centímetros.
Vista parcial do perímetro ferroviário.

Vista parcial da frontaria da estação

O antigo depósito de água, hoje sem qualquer utilidade mas muito bem conservado!


Comentários

Mensagens populares