PALÁCIO REAL DA NAZARÉ

O PALÁCIO REAL de que se vai escrever foi mandado erigir pelo então administrador da Real Casa de Nossa Senhora da Nazaré, Dom Nuno Álvares Pereira de Mello, que foi o primeiro duque de Cadaval em 1718 e sendo a principal finalidade acomodar a Família Real quando esta se deslocava em peregrinação. Existem registos históricos que referem a presença de El-Rei Dom João IV (quarto) na companhia de seu  filho, o Príncipe Dom Pedro e ainda as estadias de Dom Miguel e da Rainha Dona Maria I (primeira). Consta que nas peregrinações coletivas ao Santuário, por alturas das festas à Senhora da Nazaré, nos meses de setembro, também foram permitidas acomodações no Paço aos Círios.
Desde sempre que o piso térreo esteve destinado ao comércio, sendo que a fachada principal ostenta uma ampla balaustrada que serve de entrada principal ao edifício e que até cerca de 1830 possibilitava o acesso, por via de um passadiço, à praça de touros então existente e que era construída totalmente  em madeira.
Com a implantação da República e a consequente queda da monarquia, o palácio tornou-se mais polivalente, nele se realizando bailes de carnaval e outras festas. No ano de 1937 o edifício virou Patronato, nele funcionando uma escola exclusivamente para a educação feminina. Após a "revolução dos cravos" e até ao ano de 2003 o antigo palácio real serviu como jardim de infância para responder às necessidades sociais de toda uma população.

(Baseado em publicação fornecida pela Câmara Municipal da Nazaré)  
Todo o esplendor da fachada principal do edifício, que já foi Real.

Comentários

Mensagens populares