ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA BARCADAMIEIRA - ENVENDOS

ENVENDOS é uma freguesia que integra o concelho de Mação e em cuja área total de 98 quilómetros quadrados habitam em permanência cerca de novecentos e oitenta pessoas de ambos os sexos, o que nos transporta à densidade populacional de pouco mais de dez habitantes quilómetro quadrado. Esta freguesia foi criada em 1 de maio de 1518, compondo-se de dezassete lugares (aldeias) e assumiu como orago a Nossa Senhora da Graça.
BARCA DA AMIEIRA é a designação da embarcação que fazia a travessia entre as duas margens do rio Tejo, servindo-se dos cais que foram construídos para esse fim.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA BARCA D'AMIEIRA-ENVENDOS é uma infraestrutura que se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 40,994 da linha da Beira Baixa e que é servida apenas pelas composições de tipologia "regionais". Encontra-se dotada de sala de espera e posto público telefónico. Entrou ao serviço comercial logo a seguir à inauguração em 06 de setembro de 1891, pela, na altura "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses". Presentemente, além da linha de topo que servia o abandonado barracão das mercadorias, possui duas vias de circulação com a extensão de quatrocentos e sessenta seis (466) metros, sendo que as plataformas possuem o comprimento de cento e cinquenta (150) metros e a altura de setenta (70) centímetros.   
O abandonado barracão das meradoria

Na linha de topo, tínhamos material de apoio à beneficiação dos túneis ferroviários.

Vista geral do edifício ferroviário na parte voltada para o canal de circulação.

Comentários

Mensagens populares