ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SARNADAS-CEBOLAIS DE CIMA

SARNADAS DO RODÃO é uma freguesia que integra o concelho de Vila Velha do Rodão e é constituída por sete lugares (aldeias). A sua área total de 59,83 quilómetros quadrados encontra-se ocupada por sensivelmente mil seiscentos e trinta habitantes de ambos os sexos, o que nos transporta a uma densidade populacional de pouco mais de dez habitantes/quilómetro quadrado. A autarquia assumiu como orago o São Sebastião.
CEBOLAIS DE CIMA  foi uma freguesia criada no ano de 1796 e extinta por aglutinação em 2013 que integrava o concelho albicastrense (Castelo Branco). Aquando da sua extinção tinha a área de 12,85 quilómetros quadrados habitada em permanência por cerca de mil e vinte pessoas de ambos os sexos, o que nos levava à densidade populacional de pouco mais de setenta e nove habitantes/quilómetro quadrado.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SARNADAS-CEBOLAIS DE CIMA é uma infraestrutura da linha da Beira Baixa, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 79,731, sendo servida pelas composições do tipo "regionais" e encontrando-se dotada de sala de espera e posto público telefónico. Presentemente possui duas vias de circulação com os comprimentos de quinhentos e vinte cinco (525) e quinhentos e vinte três (523) metros, com as plataformas a possuírem a extensão de cento e oitenta sete (187) e duzentos e um (201) metros e a altura de noventa (90) e quarenta cinco (45) centímetros. Existe uma linha onde podem ser efetuadas manobras e outra linha de topo que servia o antigo barracão das mercadorias. Esta infraestrutura situa-se no troço que veio a ser inaugurado
O depósito de água ainda existente no perímetro da estação,
está em muito bom estado de conservação.

A frontaria do edifício na parte voltada para o canal de circulação.

em 06 de setembro de 1891, pela então "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses".

Comentários

Mensagens populares