HOSPITAL DA NAZARÉ

O HOSPITAL DA CONFRARIA DE NOSSA SENHORA DA NAZARÉ teve instalações iniciais situadas na Pederneira anexas à Igreja da Misericórdia. Com efeito, o projeto de transformação da antiga casa do Reitor num Hospital Civil aconteceu em 03 de junho de 1877, sendo seu autor Francisco José de Sá. Já as instalações que chegaram aos nossos dias foram inauguradas no ano seguinte (1878). 
Sem pretender meter a foice em causa alheia, creio que até ao ano de 1975 aquele hospital manteve-se sempre sob administração da confraria, que o tornou num dos principais de todo o distrito leiriense. Naquele ano deu-se a sua nacionalização, sendo que decorridos sete anos, foi integrado na Administração Regional de Saúde de Leiria (ARSL) que o desclassificou ficando apenas como unidade de internamento, o que se manteve até meados de 1992. Nesse ano, o então Ministro da Justiça, Doutor Alvaro Laborinho Lúcio, que é natural daquela vila piscatória, iniciou conversações no sentido de a gestão daquela unidade hospitalar regressar à confraria, o que se veio a verificar com a outorga de um contrato programa em 28 de novembro de 1992 que prevalece até aos dias de hoje.
Considerando-se todas as alterações verificadas na área da saúde, com a entrada em vigor do SNS (Serviço Nacional de Saúde), aquela unidade hospitalar deixou de poder exercer a sua atividade exclusivamente virada para a vertente social. Assim, a Confraria de Nossa Senhora da Nazaré assinou em 05 de novembro de 2007 um protocolo com os Ministérios da Saúde, do Trabalho e da Segurança Social disponibilizando todo o equipamento para a Rede de Cuidados Continuados Integrados (RCCI) que integra o SNS. O equipamento cedido refere-se em concreto a oito camas de média duração e dezoito de longa duração, no total de vinte e seis camas. Possui um corpo clínico, de enfermagem, pessoal auxiliar, fisioterapia, terapia ocupacional, terapia da fala, apoio psicossocial e animação sócio-cultural, mantendo ainda a possibilidade de internamento (em regime particular aos respetivos confrades) e execução de cirurgias.

(Baseado na página web da própria confraria, enquanto instituição particular de solidariedade social) 
Frontaria da instituição.

A entrada para os veículos de emergência. 

Comentários

Mensagens populares